3 atitudes que podem te ajudar a diminuir o cansaço e a exaustão

Design sem nome (14)
Quando estamos cansadas, algumas horas de descanso e sono de qualidade já nos revigora. No entanto, quando estamos EXAUSTAS, você dorme e já acorda cansada e só os momentos de descanso não serão suficientes...

Em momentos mais corridos e com muitas demandas é preciso ter atenção para não entrar em exaustão.

Quando estamos cansadas, algumas horas de descanso e sono de qualidade já nos revigora. No entanto, quando estamos EXAUSTAS, você dorme e já acorda cansada e só os momentos de descanso não serão suficientes.

Neste caso é preciso rever a rotina e diminuir alguns afazeres delegando a outras pessoas. É preciso soltar o excesso e ter tempo para descansar, para sair do modo exaustão. Como aprendi com a Marcela Ceribelli, no livro Aurora: o despertar da mulher exausta, nosso primeiro livro do Clube das Mulheres Leitoras, “Diferentes tipos de cansaço, pedem diferentes tipos de descanso. ”

Principalmente para o cansaço mental, que costuma ser o mais pesado para as mulheres, as ações precisam ser direcionadas para atividades de movimento e manuais, sem o uso de telas.

Geralmente fases mais corridas, para “dar conta de tudo” deixamos de ir à academia, trabalhamos até mais tarde e a rotina fica toda desorganizada. É raro, mas acontece muito, rsrs. E é aí que mora o perigo, nestes momentos precisamos colocar ainda mais “a máscara de oxigênio” para ter mais disposição e energia para dar conta do recado. Montar um plano de ação nos momentos mais difíceis pode te salvar de adoecimentos e crises de ansiedade.

Deixo abaixo 3 atitudes que podem te ajudar a diminuir o cansaço e a exaustão:

Procure construir uma rotina diária que inclua hábitos saudáveis.  Com horários para alimentação saudável, sono de qualidade e atividade física. Mesmo que não consiga seguir à risca, tente mantê-la da melhor forma possível. da lista
Tenha “ilhas de prazer”: aquele momento do cafezinho com calma, 20 minutos para ler um livro, fazer uma atividade manual como tricô, fazer a unha, ou seja, ter espaços no seu dia e na sua semana para fazer algo que te faça bem.
Aprenda a fazer pedidos e a delegar: geralmente não sabemos pedir ajuda, e vamos só acumulando funções. Vestimos a capa da mulher maravilha e achamos que vamos dar conta de tudo. Infelizmente “dar conta de tudo” é o caminho que leva à exaustão e ao adoecimento.

Se você sente que não está conseguindo sair da exaustão sozinha procure uma psicoterapeuta para te acompanhar neste processo.

Eu estou aqui para te ajudar!

Daniela Ribeiro

Daniela Ribeiro

Psicóloga de Mulheres - Cuidando da saúde mental da mulher há 21 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *