O perfeccionismo pode te roubar muita VIDA

Design-sem-nome-15
Nenhuma pessoa nasce perfeccionista ou escolhe ser perfeccionista, ao longo do nosso desenvolvimento, principalmente na infância e adolescência, criamos a ilusão de que ...

Por muito tempo eu quis ser perfeita, mexe exigia e me cobrava o tempo todo. Tudo pesava e nunca estava satisfeita com o resultado, tudo precisava ser sempre melhor.

O PERFECCIONISMO ME ROUBOU UM TANTO DE VIDA E ME DESGASTOU MUITO POR ANOS.

Vivia preocupada, tensa e EXAUSTA. Até que iniciei a minha psicoterapia pessoal com uma Terapeuta do Esquema e compreendi que este era um lado meu que precisava ser combatido

As vozes críticas e exigentes estavam comandando minha vida, gerando muita autocobrança e autopunição. Reconheci que elas estavam no comando, conheci mais como elas funcionavam e principalmente fortaleci meu lado adulta saudável.

Nenhuma pessoa nasce perfeccionista ou escolhe ser perfeccionista, ao longo do nosso desenvolvimento, principalmente na infância e adolescência, criamos a ilusão de que se eu fizer “tudo certinho” eu vou ser aceita e amada, ou não vou ser punida. Percebe que é uma estratégia para fugir da dor, mas que não garante nada, já que não controlamos o que o outro pensa sobre nós e só nos exauri.

O caminho para romper com este ciclo de auto exigência é preciso aprender a ser mais gentil e compassiva comigo mesma. Também é importante compreender como o perfeccionismo passou a fazer parte da sua vida e reconhecer que esta estratégia não é saudável.

Você também pode romper com o ciclo do perfeccionismo e da auto exigência. Eu sei que não é um processo rápido e simples. Porém, quando uma mulher começa a aprender a ser mais gentil e compassiva consigo mesma, deixa de lado o perfeccionismo sua vida fica mais saudável, mais leve e tudo a sua volta começa a transformar.

E se precisar de apoio nesta caminha, estou aqui para te ajudar.

Daniela Ribeiro

Daniela Ribeiro

Psicóloga de Mulheres - Cuidando da saúde mental da mulher há 21 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *